Fui para o Bote Fé em Floripa, e assim como outras milhares de pessoas em outras milhares de comunidades espalhadas pelo mundo, eu toquei na Cruz Peregrina, a beijei, pedi com força para que João Paulo II, juntamente com a Mãe Peregrina, me guiasse pela vida.
Entre os jovens católicos do Brasil, ou podemos ousar em dizer, entre os jovens católicos do mundo, o que mais se ouve falar é em JMJ.
E pra quem não conhece, ou que apenas ouviu falar, aqui está uma pequena explicação. E se permita, por favor, a sentir a emoção.
A Jornada Mundial da Juventude começou em 1984, quando foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, com mais que merecidamente Beato, e se Deus permitir, se tornará em pouco tempo Santo, o Papa João Paulo II. A ideia surgiu, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
Desde lá, em intervalos de dois ou três anos, a Jornada Mundial reúne Jovens de todo o mundo, no mundo todo. O último encontro aconteceu em Madri, na Espanha, no ano de 2011.
De lá partiu a Cruz Peregrina, entregue aos jovens brasileiros.
A chegada dela e do Ícone de Maria no Brasil aconteceu no dia 18 de setembro de 2011, de lá para cá, passou (e ainda está passando) por todos os Estados, Arquidioceses e Comarcas do País.
De 2011 pra cá, parecia que os dias não passavam, que os meses não acabavam, foram dois anos que demoraram décadas. Até que chegamos, em fim, a 2013, o ano do encontro no Rio de Janeiro.
Confesso que me arrepia a alma escrever esse texto, que tem como objetivo mostrar aos leitores a emoção que se sente. A Cruz da Jornada, a mesma abençoada por João Paulo II (essa parte é a que mais me emociona, devido ao grande orgulho que sinto dele) chegou em Santa Catarina, e no dia 12 de janeiro de 2013, em Florianópolis, para o BOTE FÉ FLORIPA.
O Bote Fé é um evento, organizado pelas Arquidiocese para mobilizar e preparar os jovens para o Evento.
O fim da tarde e a noite estava ótima, até que o anúncio da entrada da Cruz no ginásio gelou a barriga da grande maioria. Um corredor enorme se formou, demorou mais de dez minutos até que o Ícone de Maria pudesse aparecer, e a pontinha da grande Cruz de Madeira “desse as caras”. Indescritível, as lágrimas caíram.
Você vai poder assistir os vídeos e acompanhar um pouquinho mais tudo o que aconteceu, e o que ainda vai acontecer.
Lógico que vou postar tudo, fotografar e filmar, fazer o possível.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Se gostou comente, mas prometo melhorar no próximo