A vida como ela é

Por Ana Maria Cordeiro
Pessoal, vou falar um pouco sobre a situação dos idosos no Brasil, usei como base o site http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/index.htm , Guia Serasa de Orientação ao Cidadão, que foca na saúde, direitos e prazer dos idosos.
Segundo o site, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou em 2000 que 14,5 milhões de pessoas, exatamente 8,6% da população brasileira encontra-se na terceira idade.
O site ainda levanta uma questão importante, boa parte dos idosos hoje são chefes de família e a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Saibam que  54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.
Muitas pessoas costumam dizer que já estão de bom tamanho os direitos que os idosos conquistaram até agora. Pessoas contestam o dinheiro gasto com esta classe, pois os mesmos não trabalham, apenas recebem.
“Trabalhamos para pagar a aposentadoria deles”, sim, existem “seres” (pode-se assim chamar) que falam coisas do tipo. Será que estas pessoas não sabem  quem foi que construiu durante toda sua vida a cidade, o estado, o país em que vivemos? Temos hoje o que construíram no passado, e quem construiu?
Todos conhecem diversas pessoas que estão na terceira idade e precisam trabalhar, de forma autônoma, para conseguir sustentar a si mesmos e suas famílias.
A aposentadoria que muitas vezes demora séculos para chegar não passa de um salário mínimo, ou seja, menos de R$600,00.
O dinheiro que ganham como aposentadoria muitas vezes não paga nem os remédios, o que leva as famílias a deixar seu familiar num asilo, sendo cuidado por pessoas estranhas. Talvez no momento parece o melhor a ser feito, mas acreditem, nada melhor que o aconchego de seus lares.
Sabemos que há diversos fatores que levam às famílias pôr um idoso em um asilo, não iremos entrar em uma discussão e julgar estas pessoas, muitas vezes, sim, eles são muito melhor tratados lá do que em casa.
Todo idoso merece ser respeitado, a paciência que temos hoje com nossos pais e avós, será a mesma que nossos filhos e netos terão conosco.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Se gostou comente, mas prometo melhorar no próximo

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger