Síndrome da Dependência Afetiva

Texto da Psic. Odegine Graça 

Eu não vivo sem você



Essa semana foi foco de um programa de televisão um assunto que vem mexendo com o coração de muitos casais. A síndrome da dependência afetiva. Mas o que é isso?
Quando um homem e uma mulher se sentem especialmente atraídos um pelo outro, e se encontram amorosamente, um sentimento de felicidade toma conta do coração de ambos. O mundo se ilumina e tudo fica alegre e colorido, e por algum tempo tudo se parece com pura magia.
Tudo de inicio vai muito bem, até que um dia um dos parceiros se atrasa e o outro liga incansavelmente para o celular e quando se falam, o desespero é explicito.

A primeira vez isso passa, como resultado aceitável de preocupação. Porém, o parceiro vai percebendo que o/a companheiro/a controla cada passo seu e por vezes de amigos e familiares, faz de tudo para ter uma migalha de atenção se submetendo por vezes a situações vexatórias. Na mínima ausência, se mostra muito nervoso, ansioso e angustiado. E quando a pessoa chega, uma alegria incontrolável toma conta, e a outra se mostra saciada.
Isso te lembra algo? Parece com a dependência química.
E é absolutamente dolorido. A necessidade e angustia que toma a pessoa se assemelha muito a síndrome de ausência causada pela falta de drogas e álcool.
As pessoas vítimas dessa síndrome, não conseguem ficar muito tempo sem ter um relacionamento, elas dependem literalmente do relacionamento afetivo. A configuração dada para isso é transtorno de personalidade dependente e apresenta:
  • Dificuldade de tomar decisões por conta própria: dificuldade de tomar decisão por si mesma em áreas de responsabilidade pessoal de sua vida.
  • Dificuldade em expressar discordância dos outros por medo de perder o apoio.
  • Dificuldade de iniciar projetos e, se inicia, tem dificuldades em dar andamento nos mesmos por si mesmo.
  • Desconforto e desamparo quando esta só.
  • Quando um relacionamento íntimo é interrompido, procura outro imediatamente, como fonte de apoio e amparo.
Essa doença é muito dolorosa e perturbadora para quem a sofre e também para o companheiro, pois este também se mantém em absoluta tensão, sentindo-se controlados a cada passo. É preciso saber que se trata de uma doença e como tal precisa de intervenção e tratamento.
Se você se sente assim ou tem um companheiro com essas características, procure tratamento, pois essa doença quando intensa pode ser perigosa para ambas.


PESSOAL, DE ONDE EU TIREI ESTE TEXTO TEM MUITO MAIS, SÃO TODOS SURPREENDENTES.
Para ler mais textos como este ou até mesmo receber por email CLIQUE AQUI

4 comentários

  1. Olá Ana Maria!
    Que excelente matéria! Tudo que é exagero tem que desconfiar, mesmo se for afeto. (sorrio)
    Tenha uma linda terça-feira!

    Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de seu Turíbio’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Amar é bom quando se ama com liberdade. Tudo que fica fora desse contexto é doentio. Acredito que desenvolvemos lacunas em nossa história, em nossa alma, em nossa vida que nos leva a preencher com outra pessoa, fazendo dela o centro de nossa vida. Nem nós mesmos devemos ser o centro da nossa vida... Somos compostos por fragmentos... E fragmentados que somos, somos uma parte de um todo muito maior que nossa própria compreensão!

    Viajei agora!!! rssssws

    bjs, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Viajou nada, eu concordo com você, o outro nos completa, quando estamos com alguém esta deve somar e jamais subtrair nada na nossa voda, eu costumo dizer que o amor não sufoca, não proíbe. O amor, apenas preenche um espaço que antes estava vazio.

    Quando ama-se a pessoa errada você se perde, é como se ele roubasse a sua vida, a sua personalidade.

    ResponderExcluir
  4. Ana, obrigada pela visitinha em meu blog!!!
    Adorei o seu!!! Muito bom!!!
    Essa síndrome da dependência afetiva é muito comum... mais do que a gente imagina.
    Estou saindo agora de uma!!!#fato
    Bjão

    ResponderExcluir

Se gostou comente, mas prometo melhorar no próximo

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger